sexta-feira, 13 de maio de 2011

Banda UHF trará muito mais valor para o Brasil, diz estudo

Enquanto o País avalia o caminho a ser tomado, México e Peru já avançaram rumo à 700 MHz e devem entrar em leilão em 2012.



Pesquisa encomendada pela GSM Association América Latina [que reúne todas as operadoras brasileiras e latino-americanas de telefonia celular], realizada pela Telecom Advisory Services, revela que o uso de banda larga móvel na América Latina está gerando uma necessidade cada vez mais importante de espectro e que em vários países (AL) a banda UHF é pouco utilizada.
Ernesto Flores-Roux, consultor do Centro de Investigación y Docencia Económicas - CIDE, México-DF, que liderou o estudo [sobre benefícios econômico-sociais do dividendo digital  - faixa de 700 MHz que será liberada com a introdução da TV Digital] diz que independentemente das dimensões, a “banda UHF trará muito mais valor para o Brasil. Isso porque poderá proporcionar cerca de 11 bilhões de dólares ao País. Além disso, gerar 4,17 milhões de empregos diretos e indiretos [direcionada para radiodifusão] e 8,47 milhões [direcionada para a telefonia móvel]”. “Ou seja, 4,3 milhões a mais de empregos.”
O consultor afirma que enquanto o Brasil ainda decide que rumo tomar, México e Peru já deram os primeiros passos em direção à adoção da banda UHF para dispositivos móveis. “É possível que já em 2012 eles abram leilão. Se o Brasil não agir depressa, corre o risco de ficar entre quatro e seis anos atrás desses países”, alerta Flores-Roux.
E mais: “Entrará tardiamente, implicando em investimentos maiores, com capacidade de rede menor, o que irá gerar preços mais altos dos serviços”, sentencia.
O estudo tráz à tona o dilema de preservar a banda de 700 MHz para ser utilizada pela radiodifusão ou direcioná-la para a telefonia móvel. A questão levantada é: qual opção gera maior benefício econômico e social?
A situação da banda larga 700MHz no Brasil tem o seguinte desenho, segundo o estudo: formada por televisores com transmissão simultânea de sinal analógico e digital, com a definição do retorno do espectro a ser definido em 2016. Abaixo de 746 MHz está direcionado a transmissores de baixa potência. E a possibilidade de recolocação do espectro está atrelada às regulamentações do governo.
De acordo com informações do Conselho de Estudos Avançados e Evolução Tecnológica da Câmara Baixa e do Ministério das Comunicações, a digitalização da televisão constitui uma oportunidade de assinar a porção de espectro à banda larga móvel, seguindo a prioridade formulada pelo governo executivo. Portanto, o avanço na questão é muito mais política do que técnica.

Publicado Originalmente na ComputerWorld

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ABETtur é a Agência Oficial do RuralMax 2011

O maior evento de telecomunicações rurais da América Latina.
 
A Associação Brasileira de Telecomunicações Rurais (ABRATER) e a ABETtur, operadora de viagens e turismo da ABET – Associação Beneficente dos Empregados em Telecomunicações – concretizam acordo de parceria estabelecendo a ABETtur a agência oficial do evento RuralMax 2011.
O evento acontecerá no dia 11 de maio, no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo e visa estimular a troca de informações sobre o desenvolvimento das telecomunicações rurais no Brasil, tornando-as acessíveis até aos pequenos e médios produtores rurais. Os participantes incluem representantes do governo, investidores, fornecedores de tecnologia, associações de classe e produtores rurais.
Para Mayra Lattarulo, gerente da ABETtur, é muito importante esta parceria, porque, além de fortalecer a aproximação com o público de telecomunicações rurais, contabiliza mais uma realização da agência no mundo corporativo. A ABETtur tem registrado aumentos progressivos em seus negócios desde a sua inauguração, em agosto de 2009.
“A principal missão da ABETtur é oferecer ao associado da ABET, aos profissionais de telecomunicações, bem como aos clientes pessoa física e jurídica de todos os segmentos, maior comodidade, praticidade e facilidade na hora de programar a sua viagem de férias ou de negócios”, comenta Paulo René S. Soares, presidente executivo da ABET.
"Para nós da ABRATER, a parceria com a agência de turismo é importante para que o participante do evento não tenha que se preocupar com transporte e hospedagem podendo se concentrar no que realmente importa: em aproveitar o evento ao máximo", afirma Rogério Pereira Calsavara, coordenador temático do RuralMAX 2011.
Sempre visando contribuir com a qualidade de vida, bem-estar, saúde, lazer e cultura de seus públicos, através da atividade do turismo, a ABETtur surgiu sustentada pela satisfação e pela confiança dos usuários na realização dos passeios e viagens já realizados pelo Programa Viver Bem da ABET, existente há seis anos. Os roteiros são bem diversificados, incluindo turismo de bem-estar, de aventura, de lazer, de negócios, cultural, ecoturismo, rural, internacional e intercâmbios, além da comercialização de passagens aéreas.
ABET- Associação Beneficente dos Empregados em Telecomunicações - ABET - é uma empresa geradora de benefícios voltados para a saúde e qualidade de vida, e opera planos em sistema de autogestão para o setor de telecomunicações. Fundada em 01 de outubro de 1909, a associação administra atualmente uma carteira de clientes em torno de 60 mil usuários entre planos de saúde e odontológicos e 25 mil associados. Organizações como Telefônica, Vivo, Oi, Portugal Telecom, EGS-Ericsson, Sistel fazem parte do portfólio da empresa, que gera benefícios como planos de saúde e odontológico, subsídios em medicamentos, produtos óticos e ortopédicos, farmácia privativa, programas de promoção à saúde e prevenção de doenças, seguros com ABET Corretora, viagens com ABETtur, entretenimentos (descontos em parques, cinema e teatro) e treinamentos e palestras gratuitos, incluindo idiomas, finanças pessoais, empregabilidade, básicos de informática, entre outros. Por ser uma associação sem fins lucrativos, toda a sua receita é revertida em mais benefícios para os associados. Suas instalações compõem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Santos, Bauru, São José do Rio Preto e representantes comerciais em diversas localidades do Brasil.
ABRATER- Associação Brasileira de Telecomunicações Rurais – ABRATER - é uma sociedade civil sem fins lucrativos, organização não governamental que atua na área de pesquisa e desenvolvimento e que agrega usuários, fabricantes, instaladores, mantenedores, operadoras e empresas de engenharia de sistemas de telecomunicações destinados a áreas rurais e regiões de baixa densidade populacional.